Curiosidades sobre o Carnaval brasileiro

OLÁ GALERA!



O Carnaval passou, algumas pessoas estão desmaiadas e outras como nós aproveitaram para descansar e colocar os seriados em dia. Cada um aproveita de uma maneira, mas curiosidades sobre essa grande festa todos nós temos não é? Afinal, é a festa mais popular do nosso país e que faz a fama dele pelo mundo todo.
Queremos apresentar aqui algumas curiosidades sobre a festa que para o Brasil e só deixa o ano começar depois que passa. Apresentamos então, o Carnaval brasileiro.



Como começou?

Você já deve ter ouvido falar que o Carnaval é a festa da carne não é mesmo? Pois então, o título se deve ao fato de que essa é uma festa que marcava o "adeus a carne", pois era feita antes de um longo período de jejum e abstinência. Cada região comemorava a seu modo, mas o fator em comum era sempre as extravagâncias e exageros na festa. 
Pelo o que sabemos sua origem foi na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C, quando os gregos realizavam seus cultos em agradeceimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C, antes do período da Quaresma.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.
O Carnaval do Brasil é resultado da forte influência cultural que tivemos enquanto colônia de Portugal e no final do século XVIII já era praticado em todo território. Claro que não como o conhecemos hoje, mas foi o início dessa grande festa.
Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira, através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses e a partir de 1830, uma série de proibições tentar acabar com a festa, sem nenhum sucesso.
Foi no final do século XIX que o Carnaval começou a tomar o atual formato, uma série de grupos carnavalescos ocupavam as ruas do Rio de Janeiro e serviam de modelo para diferentes folias. Nessa época, eram chamados de cordões, ranchos ou blocos.
Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos bailes de máscaras parisienses.


Quanto custa?

Você já se perguntou quanto custa essa festa toda? Afinal, receber milhares de pessoas em um lugar necessita de investimentos e infraestrutura adequada. Mas quanto isso custa para uma cidade? Qual o investimento de uma escola de samba para um desfile?
A festa custa, aos cofres públicos, em média R$ 172 milhões de reais. Muito dinheiro né? Não dá nem pra imaginar tudo isso, rs. Esse valor inclui os gastos com infraestrutura, cachês de artistas, festas, publicidade, pagamentos extras a servidores e transferências a agremiações e blocos.
A estimativa é que os quatro principais polos de folia - Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador - utilizem 76% do valor dos gastos totais. 



E quanto as escolas de samba? Para que os grandiosos desfiles possam acontecer, uma escola do grupo especial de São Paulo, por exemplo, não investe menos de 2,5 milhões de reais. Se considerarmos as 14 escolas do grupo de elite, o montante chega a R$ 35 milhões.
A esperança que nos resta é de que o valor gasto seja compensado pela vinda de turistas para as cidades e o movimento que geram na economia local.



Quantas pessoas trabalham?


Sendo um dos mais importantes carnavais do Brasil, Salvador reúne cerca de 1 milhão de pessoas por dia, e é preciso um grande contingente de pessoas para a organização da festa dos foliões.
Para que a festa ocorra é preciso muito planejamento e mão de obra. Segundo a organização do evento é preciso mais de 10 mil pessoas para montar a festa, montagem essa  que começa um mês antes do Carnaval realmente acontecer.
Entre a Barra e a Ondina (trajeto dos blocos) são montados 30 camarotes. Toneladas de ferro e madeira vão se entrelaçando e aos poucos vai ficando visível a grandiosidade do circuito a beira-mar e a festa já começa a dar suas cara. Agora pensa na ressaca e preguiça de desmontar! haha.


Qual a imagem lá fora?

Quem não tem a curiosidade de saber como somos vistos pelos gringos que atire a primeira pedra, não é mesmo? Que nós pensamos mal de nós mesmo, já está claro, mas e o que os outros pensam? 
Sobre o povo brasileiro: somos vistos como pessoas alegres, hospitaleiras, confiáveis é, surpresos? e trabalhadoras por quase todos os países do mundo. Não esperava né?
Sobre o nosso país: futebol e carnaval. Bingo! Somos conhecidos pelas nossas belas praias, o futebol, carnaval e a cordialidade. Ah, a Amazônia também é famosa! E o nosso cheiroso café também é bem popular pelo mundo afora, apesar de não ser o forte de nossa exportação. O que acharam disso?


Sr. K e nossa opinião sobre o Carnaval

E para terminar esse post deixamos uma vídeo de um Nerdcast em que o Sr. K demostra toda sua indignação para com o Carnaval, expressando muito bem o que nós e muitos outros MILHÕESSS de brasileiros se sentem com essa data tão importante não mesmo do Brasil. Curioso (a)? Confira:




E aí pessoal, o que acharam dessas curiosidades sobre o Carnaval? Já sabiam dessas coisas? O que ficou de fora da lista? Deixem nos comentários, e suas opiniões sobre a festa também, gostaríamos de saber.

E se você ainda não nos acompanha nas redes sociais aqui estão os links: Instagram e Twitter: @blogadoiis. Facebook é só curtir aqui do lado e ficar por dentro de todas as novidades do blog. Esperamos vocês!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário