Como o Brasil se saiu em 13 rankings mundiais em 2014

FALA NEGADA! Sem preconceitos tá? Mente aberta! haha




Hoje viemos aqui para apresentar um assunto de utilidade pública na verdade vamos mesmo é passar um pouco de vergonha alheia :P. O que faremos? Vamos comparar o desempenho do Brasil em rankings globais. Com esses rankings temos a real noção de como nossos digníssimos governantes andam administrando nossas terras tupiniquins e utilizando a verba pública.


Nos últimos meses o Brasil ficou nas piores posições em pelo menos 3 dos 13 rankings publicados em 2014. Entre 51 países analisados ficamos em penúltimo em eficiência da saúde pública mas olha pelo lado bom... ops não tem lado bom aqui. E quando falamos em investimento por aluno em educação? As coisas só pioram meus caros, só superamos a Índia nesse quesito. Chupa essa Raj.


Sem desespero tá? Talvez só um pouco. Somos o 5º país com as melhores políticas para o meio ambiente. Marina Silva deve estar pulando de alegria agora emh. Em 10 anos subimos 10 posições no quesito produção científica de uma nação.


Paremos então de blá blá blá e vamos ao que interessa, os rankings:


1 - Melhores países para se fazer negócios - 120º posição de 189 países


O ranking do Banco Mundial nos coloca na posição 120º como país para se fazer negócio, um agradecimento pessoal aqui ao seu Eike e a Petrobrás que nos deram um empurrãozinho em direção ao penhasco dos últimos colocados.





2 - Competitividade das Nações - 39º posição de 43 países

Um estudo realizado pela Fiesp entre 43 países mostra que o Brasil é um dos menos competitivos do mundo tendo nota de 21,5 pontos de 100. O estudo considera diversos fatores como economia, comércio internacional, política fiscal, crédito, tecnologia, produtividade e capital humano.
A Fiesp separou os países em quatro quadrantes: competitividade elevada, satisfatória, media e baixa. Em qual vocês acham que o Brasil está encaixado...? Segura a inflação dona Dilma!


3 - Combate à corrupção - 69º posição de 175 países


Segundo o ranking de combate à corrupção da ONG Transparência Internacional estamos ocupando a 69º posição do mais corruptos.
Apesar da elevada posição estamos vindo de uma crescente descoberta de falcatruas realizadas pelos nossos tão adorados representantes só que não :P.
Os países mais bem colocados nesse ranking são Dinamarca, Nova Zelândia e Finlândia, países onde o filho do presidente estuda com o filho do operário de fábrica. 


4 - Cidades mais perigosas - 5º posição de 50 municípios


Quando o quesito é violência impomos "respeito", pelo menos é nos diz o ranking lançado anualmente pela ONG Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal, do México.
Temos a quinta cidade mais violenta do mundo isso mesmo a quinta. E não para por aí não, temos mais 16 cidades listadas nesse ranking.


5 - Piores Congestionamentos - 1º posição das Américas



Finalmente o primeiro lugar nas Américas, com muito suor, sacrifícios, impostos altos sobre veículos, combustíveis, etc... Conseguimos o tão almejado primeiro lugar tendo o Rio de Janeiro como a cidade mais impossível de se locomover com veículos. Estamos bem emh?.





6 - Produção Científica - 13º colocado no mundo


Um levantamento da Thomson Reuters divulgado em novembro mostra que a produção científica brasileira  vem progredindo a passos largos desde a última década.
Em dez anos saltamos dez posições a frente nesse ranking, demonstrando aos poucos uma grande evolução na área acadêmica. Pelo menos algo bom por aqui não é mesmo?



7 - Investimento por aluno - 34º lugar de 35 países


Superando apenas a Índia estamos em penúltimo lugar em relação a investimento por alunos. Olha a educação aí gente..! Opa, pera...
Temos um investimento de cerca de 3.066 dólares. Parece muito? Na verdade, os países que estão no topo da lista gastam cerca de 16 mil dólares por aluno, segundo um estudo feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



8 - Conhecimento em raciocínio e lógica - 38º lugar de 44 países




Estamos em 38º lugar no resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). 
O exame foi realizado pela organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Não entendo como podemos estar em um nível tão baixo. Será que brasileiros não sabe que dois mais dois é igual a cinco? :F. Ou será que os dólares não investidos em educação estão fazendo falta por aqui?







9 - Melhores universidades do mundo - faixa de 201º a 225º



Das 400 melhores universidades do mundo segundo o ranking internacional Times Higher Education (THE) duas são brasileiras são elas: A Universidade de São Paulo (USP) ocupando a faixa dos 226º a 250º e a Universidade Estadual de Campias ocupando de 301º a 350º colocação. Considerando que esse é um ranking das melhores do mundo estamos bem colocados, apesar de serem apenas duas universidades. XCS




10 - Eficiência em saúde pública - 50º lugar de 51 países



Quando o assunto é saúde pública era de se esperar não? Se você alguma vez teve que utilizar o sistema de saúde pública e, até mesmo o sistema privado, sabe muito bem como é.
Nesse ranking ficamos apenas a frente da Rússia. Mas a gente sabe que os russos não precisam de medicamentos não é? São praticamente imortais, haha.






11 - Melhores países para ser mãe - 76º lugar do mundo



A ONG internacional Save The Children fez um levantamento onde aponta o Brasil como o 76º melhor país do mundo para ser mãe, entre os 178 países analisados. Tendo como primeiro colocado a Finlândia.





12 - Nações que mais contribuem para o meio ambiente - 5º lugar de 125 países



O Brasil é o 5º pais que mais contribui com politicas de sustentabilidade no mundo segundo o estudo realizado pela Good Country Index. Apesar de ser um dos países que mais desmata no mundo. E aí Marina?




13 - Cidades mais divertidas - 18º lugar de 1.830 municípios



Em quesito de diversão estamos bem colocados, com o Rio de Janeiro (estado) em 18º lugar. É o que afirma a Get your Guide e a Go Euro.
Estando em primeiro lugar Berlim, na Alemanha, seguida por Londres e Paris.





Não foi tanta vergonha assim não é mesmo? Grande parte dessas informações eram de se esperar, mas é sempre bom estar por dentro de como realmente as coisas estão e quem sabe atuar de forma mais presente como cidadãos e não ficarmos só na vergonha não é? A esperança é a última que morre mesmo.

Por hoje é isso galera. Sugestões, críticas e mais informações nos comentários tá? Até mais!

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário