De Volta para o Futuro: a ficção que moldou nosso presente

FALA NEGADA! De boa na lagoa ou suave na nave?




Talvez um dos melhores senão o melhor filmes dos anos 80 foi "De Volta para o Futuro II". O filme começa nos anos 80 onde Marty precisa ir para o futuro (2015) isso mesmo, somos o futuro!
para impedir que seu filho seja preso. Mas Biff, que é um velho conhecido da família, descobre onde Marty e o Dr. Brown esconderam a máquina do tempo e volta ao passado para entregar um livro com resultados de jogos da temporada para ele mesmo. Agora Marty e o Dr. Brown precisam correr contra o tempo para impedir que o presente e o futuro sejam alterados pelos acontecimentos.

Apesar de ser um filme gravado a mais de 25 anos, chega assustar o tanto de coisas que eles acertaram ou influenciaram em nosso futuro. Listamos abaixo algumas coisas do futuro do filme que realmente existem em nosso presente.



Hoverboard




O Hoverboard é basicamente um skate sem rodas, ou seja, um skate voador. O skate é utilizado por Marty em algumas cenas do segundo filme, além de serem uma tendência entre as crianças do filme. Foram poucas cenas mostrando o skate voador, mas foram o bastante para deixar os fãs enlouquecidos querendo um também.
Contudo esse foi um sonho que por muito tempo se mostrou quase que impossível de ser realizado. Até a chegada do Hendo Hoveroards, um projeto no kickstarter que pedia 250 mil dólares para tirar o projeto do papel e que conseguiu uma arrecadação de mais de 500 mil dólares.
Ele ainda esta em sua fase de testes, mas será lançado em Outubro em um evento. Para adquirir o magnífico skate será necessário desembolsar cerca de 10 mil dólares. Veja um vídeo abaixo do skate em funcionamento:




Cadarços automáticos


Já teve aquela preguiça em amarrar os seu tênis? Acho que sua resposta será sim, não é mesmo? Essa era mais uma das coisas pensadas no filme, um futuro onde não precisaríamos amarrar os tênis. Apesar de que, para o filme só foi um jeito de encaixar uma propaganda dos pisantes da Nike :P

Mas também ganhamos um para a vida real, inventado pela americana Blake Beven, o tênis com cadarços automáticos também é um Nike customizado, porém com um visual um tanto estranho por apresentar um pequeno aparelho que faz com que o tênis se amarre. Dê uma olhada no vídeo aí abaixo e confira o resultado:






Carros voadores
  


Imagine a situação: você preso naquele engarrafamento gigante de carros descendo para a praia. Já está ali há horas e horas e quase não saiu do lugar, e por quê? Porque existem milhares de carros a sua frente. Mas já pensou na possibilidade de passar por cima de todos eles? De nunca mais enfrentar trânsitos na sua vida? É exatamente isso que carros voadores nos proporcionarão e é exatamente o que os carros do futuro do filme fazem.
Apesar de não parecer uma realidade tão próxima a nós os carros voadores aos poucos estão chegando, cada vez mais temos novos protótipos como o Moller e o Terrafugia, porém ainda são protótipos. Mas a partir de 2016 teremos a venda nos EUA o Transition, um carro voador que cabe em uma garagem comum e tem comandos relativamente fáceis podendo ser aprendidos em apenas 5 horas de treinamento. Mas como nem tudo são flores, para voar o carro precisa ir a um aeroporto, decolar de lá e pousar em outro aeroporto para então voltar a ser um carro e poder trafegar livremente. 

Veja abaixo as fotos do Transition:












Video Game sem controles





Ao passar por uma lanchonete em uma das cenas do segundo filme, Marty decide mostrar as crianças como as pessoas da época dele se divertiam em fliperamas, mostrando suas habilidades de mira com uma pistola de plástico atirando no monitor acertando os alvos da tela.
O que nos chama a atenção na cena é uma das crianças, que se mostra totalmente desconfortável ao ver Marty usando controles, já que isso é bem ultrapassado para a época, em 2015 não se usa mais controles para jogos eletrônicos. Novamente "De Volta para o Futuro" acertando ou fazendo previsões do nosso futuro. Todos que tiveram contato com Kinect da Microsoft já experimentaram o prazer de jogar sem controles mesmo que o sensor de movimentos não capte 100% dos movimentos.



Videoconferências 



Mais um ponto para "De Volta para o Futuro", Marty do futuro é demitido por seu chefe através de uma videoconferência pela tv. Apesar de não termos substituído os aparelhos celulares ou telefones por videoconferência, essa já é uma tecnologia impregnada em nosso dia a dia. Temos diversas formas de fazer uma videoconferência que podem ser diretamente dos celulares ou computadores através de aplicativos e/ou programas.





TVs LCD e multiprogramação




Apesar de não serem mencionadas as TVs de LCD ou LED aparecem diversas vezes nos filmes de "De Volta para o Futuro II". Vemos com frequências grandes TVs de telas finas totalmente diferente da realidade da época da gravação dos filmes, onde tínhamos apenas TVs de tubo. TVs essas que são raramente encontradas nos dias atuais, onde imperam aparelhos cada vez mais finos e com resolução cada vez mais impressionares. Também temos a possibilidade de assistir à vários canais ao mesmo tempo e/ou fazer multitarefas utilizando os televisores providos da tecnologia Smartv. 


Óculos com vídeo





Os óculos com vídeo são utilizados por McFly para assistir programas de TV, filmes, entre outros em qualquer lugar que estivesse.
Essa é uma tecnologia que também está muito próxima de nós, pelo menos daqueles que tem muito dinheiro muitas empresas estão se emprenhando para que os óculos de realidade virtual se tornem cada vez mais usuais.
Temos empresas como a Google com seu Google Glass e a Oculus Rift do Facebook que estão na empreitada de trazer essa tecnologia para nós. Ambos já estão a venda, porém apenas para desenvolvedores e a pessoas que resolverem desembolsar um grande valor para obtê-las no caso do Google Glass.



Roupa autolimpante



Talvez uma das coisas mais úteis seria uma jaqueta como a de Mcfly não é mesmo? Já pensou nunca mais ter que lavar roupa pelo simples fato de que elas se limpam automaticamente? Parece algo que só ficaria para o filme, não é mesmo? Mas esse não é o pensamento da Força Aérea Americana que vem desenvolvendo tecidos especiais nanotecnológicos e com alguns elementos químicos que impedem que suor, bactérias ou líquidos se fixem nas roupas. Porém o tecido não dispensa de vez em quando uma boa lavada, pois ele não impede totalmente o acúmulo de sujeira, só faz com que sujeira e cheiro demorem mais para aparecer.
Temos também a técnologia do Ultra Ever Dry, ele é uma substância que após aplicada repele água, você pode ver logo abaixo um vídeo impressionante do que essa substância pode fazer:





E por hoje é isso pessoal. Vamos ali rapidinho matar a saudade e assistir "De Volta para o Futuro II". Deixe aí nos comentários suas opiniões e sugestões. Até mais!

9 comentários:

  1. ah aha...sou fã número um do De volta para o futuro (de toda a trilogia).
    É bem legal a visão futurista e certeiro que eles tiveram ao fazer o s filmes.
    bjs

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Carmen!
      Esperamos que tenha gostado do nosso texto então!

      Volte sempre.

      Excluir
  2. euahueha morri "cardaços" Eu já vi de volta para o futuro, é bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Procuramos aqui o motivo da sua morte, mas não encontramos.
      Mesmo assim: obrigada pela visita!

      Volte sempre.

      Excluir
  3. Eu amo esse filme, ele influenciou muito da moda dos anos subsequentes! e realmente acertou muita coisa do futuro!
    :)
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Aguardo ansiosamente as roupas auto limpantes :) Adorei o texto e a pesquisa, virei aqui mais vezes. Beijos para os doiis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todas as mães de família e pessoas que moram sozinhas estão esperando ansiosos por essas roupas (não somos nenhum dos dois, mas esperamos muito também)! Acreditamos que seria um sucesso!

      Ficamos felizes que tenha gostado Talita e volte sempre mesmo!

      Excluir
  5. Sem dúvida um dos melhores filmes que já vi. Parece que o autor tinha grande percepção do avanço da tecnologia já naqueles tempos, e ele estava certo.
    - Ainda ando em um skate voador -
    :D

    ResponderExcluir