O que acontece na França?

OLÁ GALERA! Eita segundona...




Todos nós percebemos que os olhares de todo o mundo estão na França. Mas afinal, o que acontece lá? Você conseguiu absorver todas as informações que foram colocadas na mídia? Então vamos lá tentar entender essa história!







Tudo começou no dia 7 deste mês, quando dois homens armados invadiram o jornal Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas, deixando ainda 11 feridas. Mas por que eles fizeram isso? Um motivo simples e que, por causa de alguns, aterroriza o mundo: religião. O jornal em questão é conhecido pelo fato de publicar tiras que, de alguma forma, criticam as práticas religiosas.

Até aí tudo bem, eles exercem o direito da liberdade de expressão. Porém, algumas pessoas não são assim tão tolerantes e tragédias acabam acontecendo. E infelizmente é esse o caso da França. Revoltados com as publicações dos jornais os irmãos Chérif e Saïd Kouachi, de 32 e 34 anos, invadiram o prédio do jornal em questão e fizeram o que o mundo já sabe: eliminou a "fonte" das publicações que os ofendiam.

Saïd e Chérif Kouachi

Isso pegou todo o mundo de surpresa e comoveu as pessoas e as levaram a manifestações com o lema "je suis Charlie" (Sou Charlie) pelo mundo todo e também nas redes sociais.

Os jornais manifestaram seu luto tendo a capa tomada pela cor preta e ao meio dia as pessoas se unem em um silêncio respeitoso e doloroso enquanto os sinos da famosa Catedral de Notre Dame dobram seu som.

Enquanto essa união acontece, a polícia da França estava em uma caçada feroz pelos dois terroristas e na sexta-feira, dia 9, houve tiroteio em um bloqueio policial após os dois irmãos terem sido identificados por um motorista que teve seu carro roubado. Os fugitivos então se escondem em uma pequena gráfica com um refém, eles estavam fortemente armados, mas foram mortos logo depois.

Momento em que os terroristas foram mortos


Simultaneamente a essa ação tivemos um outro atentado, em um mercado judaico, Amedy Coulibaly mantinha alguns reféns e quatro foram mortos. Coulilaby é suspeito de ter matado uma policial no dia anterior. Ele teria afirmado ter cometido o assassinato de forma sincronizada ao ato dos irmãos que atacaram o jornal. Ele foi morto, porém Hayat Boumeddiene, de 26 anos, está sendo procurada por ser considerada cúmplice dele.

Amedy Coulibaly 

E na tarde deste domingo, 11 de janeiro, cerca de 3,7 milhões de pessoas saíram as ruas francesas para uma manifestação pela liberdade e pela democracia. A multidão alternava entre slogans de "Viva a França", "Eu sou Charlie" e "Eu sou Charlie, judeu, policial" para expressar a indignação em relação aos atentados. Vários chefes de Estado estiveram presentes e demonstraram seus respeitos pelo ocorrido.

Mas para que essa mobilização acontecesse sem que se tornasse outra tragédia foi preciso 5.500 homens - policiais e soldados - sendo 2.200 agentes encarregados diretamente de proteger a manifestação.

Líderes políticos na marcha

Foi com certeza uma marcha histórica, mas um acontecimento ainda mais. Com isso, vemos que não é apenas o Estados Unidos na mira desses terroristas. O apelo que fica é de Gérard Biard, jornalista do jornal Charlie Hobd: "Espero que as pessoas parem de dizem 'sim, mas...' à liberdade de expressão".

Última charge publicada antes do atentado

O que acharam do post de hoje? Deixem a opinião de vocês nos comentários. Sabemos que esse é um assunto um tanto mais sério, mas que merece nossa atenção. Fique ligado nos próximos acontecimentos e tire sua própria conclusão.

16 comentários:

  1. Matar por uns desenhos é mais absurda atitude que o homem moderno teve. Vai entrar nos livros de história. Porém também sou contra a ridicularização das crenças alheias, seja por quaisquer meios usados para este fim.Faltou a tolerância e o respeito mutuo.
    Até mais.
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos com você Carmen, faltou muito respeito e tolerância! É triste ver esses acontecimentos por coisas que seriam tão básicas não é mesmo?

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Uma célebre frase resume o que faltou neste caso: "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". Como jornalista e ser humano, estou de luto :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Talita! Todos exigem o direito a se expressar, porém poucos respeitam o mesmo direito do outro. Estamos de luto também!

      Volte sempre.

      Excluir
  3. Eu acho que a gente tem que tomar cuidado, pois há uma diferença entre liberdade de expressao e intolerancia religiosa, nao sou a favor de matar ninguem, mas eles estão se expondo muito, pra mim é como cutucar vespeiro... só acho bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jornal já era conhecido por esse tipo de atitude e também havia sido ameaçado. Nada justifica a morte dessas pessoas, porém é preciso averiguar os fatos mais de perto pra poder tirar uma conclusão não é?

      Volte sempre.

      Excluir
  4. Que absurdo!!! hoje em dia está cada vez mais vexada a liberdade de expressão...
    Acredito que nada é motivo para matar outra pessoa, se eles não queriam ver os desenhos do jornal, não comprassem ele (pronto resolvido o problema)...
    Se eu não gosto de ler um tipo de coisa eu não vou ficar olhando publicações daquela coisa entende? é isso o que eu acho!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuane! Nós concordamos com você, porém, a cultura e costumes são outros, não estamos justificando o ato, mas a realidade lá é bem diferente daqui. Já tivemos casos de intolerância religiosa por aqui, entretanto nunca matamos ninguém por isso. Pelo menos nesse quesito o Brasil está bem.

      Volte sempre!

      Excluir
  5. Eu vi isso, passou em todos os canais e em todo segundo ( maior chatice ). Motivo mais besta para matar outra pessoa, realmente um absurdo!
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia. Realmente essa notícia estava na mídia a todo momento, entretanto é uma situação grave com a qual não estamos acostumados, por isso tanto alarde. Um absurdo o que aconteceu, realmente muito triste.

      Volte sempre!

      Excluir
  6. Muito bem explicado! Acho bacana trazer esse tipo de assunto para discussão, fora da mídia. E não preciso dizer qual é a minha posição sobre o assunto... Fiquei chocada, perplexa. Triste. Ainda mais nós, blogueiras e blogueiros, que lidamos constantemente com a opinião pública (por isso é muito importante escolher com atenção cada assunto a ser tratado). Não acho errado criticar ou questionar a religião, muito pelo contrário, acho fundamental para a nossa evolução. Está faltando mais tolerância e menos fanatismo!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Guia da Vaidosa! Assim como há liberdade de se escolher uma religião há a liberdade de não escolher. O mundo é grande e cabem todos neles. As divergências não estão apenas no corpo, mas nas ideias também. Algo muito triste. É necessário sempre tirar algum ensinamento desses fatos não é?

      Volte sempre!

      Excluir
  7. Um absurso, grande falta de respeito às divergências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rhanna! Mas esse grupo de fanáticos é conhecido por esse tipo de atitude. E vemos que não é só os EUA que estão na mira deles. Uma triste realidade tudo isso.

      Volte sempre!

      Excluir
  8. Parabéns pelo post, muito importante ter temas assim em blogs, que expliquem assuntos que passam no jornal e muita gente não assiste. Infelizmente essa é uma realidade muito complicada, e confesso ter muito medo dessas coisas. O problema está na cabeça das pessoas e mudá-las é a pior parte.
    Beijos
    http://xepadosbofes.blogspot.com.br/2015/01/look-do-dia-tudo-azul.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Infelizmente o seu humano é difícil de lidar não é? :/

      Volte sempre!

      Excluir