Impressoras 3D

FALA NEGADA! Mais uma vez a mesma entrada, a gente sabe :P


Hoje o assunto é polêmico não são mamilos, haha, um assunto que está ganhando as mídias e é muito interessante: impressoras 3D.
Apesar de terem se popularizado há pouco tempo as impressoras 3D ou prototipagem rápida pros mais chegados não são novidade. Inventada pelo norte-americano Chuck Hull em 1984, isso mesmo a mais de 20 anos atrás, elas começam hoje em dia a se tornar uma febre entre os fissurados em tecnologia.
Mas o que essa impressora faz de tão diferente? A resposta pra essa pergunta é simples: ela é capaz de imprimir qualquer coisas que você possa imaginar.
Mas e o material usado na impressão? Nas primeiras edições da impressora ela utilizava apenas um tipo específico de plástico que era derretido  pela impressora e depois de aplicado em camadas era resfriado e endurecido dando forma a objetos. Porém hoje em dia são utilizados materiais de diversos tipos. Listamos abaixo algumas das mais impressionantes impressoras 3D da atualidade e o que elas conseguem fazer. Vamos conferir!


Impressora de comida



Sabe quando você era criança e sua mãe dizia pra comer aquele legume delicioso, salada ou fruta que poderia até ser saudável, mas só pela aparência nós não comíamos? Muitas vezes não provávamos justamente pela aparência, não dando nem a possibilidade de provar o alimento. É você sabe do que nós estamos falando.
Isso não era um problema só nosso ou de nossa geração, é o que acontece com a maior partes das crianças no mundo. Pensando justamente nisso a Natural Machines criou a impressora 3D de comida Foodini. Onde os alimentos que serão processados (amassa, cozinha, corta e tritura) são colocados em bisnagas de plástico para serem usados como a "tinta" da impressora. Então é carregada uma imagem em 3D para a impressora e impressa camada por camada uma pizza, bolo ou qualquer outra coisa que agrade pelo menos visualmente a pessoa que vai ingerir o alimento. Com um preço aproximado de mil dólares, abaixo temos um infográfico de como é feito o processo:





Impressora de chocolates



Quem não gosta de chocolate não é mesmo? Se você não gosta consulte um médico, porque está com um problema seríssimo. Porém estamos acostumados a sempre encontrá-lo na velha forma de tabletes, bombons ou em formas de ovos (em época de Páscoa), Mas já imaginou em comer seu chocolate favorito em outras formas? Iria aumentar mais ainda o prazer da degustação naquela hora só sua e do chocolate. Feita pela 3D System em parceria com a The Hershey Company a CocoJet nós sabemos que esse nome pro nosso idioma ficou zuado, mas fazer o que? vai começar a ser comercializada no segundo semestre desse ano, porém ainda não tem preço definido. Mas assista um vídeo de seu funcionamento aí abaixo:






Impressora de roupas



No que depender da Nervous System ainda teremos muitas surpresas, pois ao contrário de outras impressoras 3D que produzem produtos rígidos e sem muita funcionalidades práticas, essa imprimi roupas em diversos formatos e maleável. Isso através de uma técnica que combina origami com uma abordagem um tanto diferente com as impressoras 3D, e está sendo possível criar roupas com a máquina. Utilizando milhares de triângulos de tamanhos váriados impressos em Nylon com uma impressora 3D é possível criar vestidos que se adequem perfeitamente ao corpo da usuária. Confira abaixo o resultado dessa criação:





Não seria incrível ser seu próprio estilista? Ou então, naquele momento em que você não tem nada pra vestir para sair você simplesmente imprimiria uma nova peça? É revolucionário para o mundo da moda! E a peça ainda será adequada ao seu corpo! Quem não pira com isso? Haha. E para os homens uma facilidade e tanto também, afinal, na hora de sair se suas camisetas estão sujas é só imprimir uma. Que sonho viu...


Impressora de próteses



Sempre ouvimos notícias de impressoras 3D fazendo sucesso no mundo afora por sua incrível habilidade de fazer qualquer objeto que imaginamos. Mas quando isso é utilizado em próteses ver a reação das pessoas a ter novamente seus movimentos é impagável.
Aqui temos o caso da empresa E-nable que usa a tecnologia de impressão 3D justamente com o propósito de ajudar essas pessoas, além de oferecer o serviço com um preço extremamente mais acessível do que qualquer outra empresa de próteses.
Um exemplo disso é a mão biônica desenvolvida para uma garotinha chamada Zania Fraser que nasceu sem os dedos de uma das mãos, abaixo temos um vídeo da menina voltando ao seu cotidiano com sua mão biônica:






Impressora de casas



Impressoras que imprimem plástico e/ou comestíveis a essa altura do post já estão ficando comuns não é mesmo? Ainda é bem louco de imaginar, a gente sabe, mas essa tecnologia sempre surpreende não é? Mas com certeza a impressora 3D da Winsun vai te impressionar com seu tamanho e o que ela pode fazer.
A impressora tem cerca de 7 metros de altura e custa por volta de 5 mil dólares, uma pechincha comparado ao que ela faz mas o que ela faz e como faz?
Essa gigantesca impressora consegue imprimir uma casa em poucas horas, isso mesmo, ela imprime casas. Usando uma combinação de cimento e fibra de vidro como material, a estrutura feita pela impressora custa metade do preço de uma construção convencional. E aí vamos imprimir sua nova casa? Dá uma olhada nela em funcionamento:






Impressora de armas



Já ouviu o ditado "toda boa ação tem sempre uma punição"? Pois é, aqui estamos, um grande problema das impressoras 3D é seu potencial de poder imprimir qualquer coisa inclusive armas. Esse é o caso da Solid Concepts, uma empresa responsável por criar uma impressora que imprime as peças dos armamentos por meio de sintetização, onde o metal é obtido por aglomeração sob alta temperatura.
Apesar de custarem cerca de 500 mil dólares e cada arma produzida ser vendida a 12 mil dólares e serem pouco acessíveis a população, é algo que nos deixa um poucos receosos com o futuro dessa tecnologia.

E aí pessoal, o que acharam das impressoras 3D? Ainda estamos um pouco surpresos com tudo isso. Vamos aguardar um pouco mais e ver onde tudo isso vai parar. Talvez se torne algo acessível no futuro não é? Nós íamos adorar! Haha. Deixe nos cometários o que achou e até a próxima!





12 comentários:

  1. nossa que legal haha' amei o post .. vai ser mt útil futuramente .. bjos linda ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mesmo não é! Estamos ansiosos!
      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  2. Muito bizarro imprimir comidas!! rsrsrs
    Imagine para diversificar o cardápio e como será a limpeza interna da impressora...

    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também achamos estranho, mas é uma questão de costume. Não tínhamos pensado na questão da limpeza... Mas deixa pra lá né? Haha.

      Volte sempre!

      Excluir
  3. Será que comidas impressas são gostosas? Tô curiosa! Queria trocar uma ideia com vocês, coisinha simples, para qual e-mail posso mandar? Beijos

    www.textododia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos como é o tempero, mas vamos dar um voto de confiança né?
      Nosso e-mail para contato: contatoadoiis@gmail.com

      Volte sempre!

      Excluir
  4. Gente para tudo? Impressora de chocolate? O.O onde que compra essa maravilha? Seria meu presente de aniversário para todo mundo mesmo haha
    Adorei, um beijo

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahhahha. Essa com certeza será um sucesso!

      Volte sempre!

      Excluir
  5. Nossa, não fazia a mínima ideia que dava até para imprimir comida e chocolate.
    Beijos.
    muraldaannie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também ficamos surpresos viu? Mas foi uma ótima surpresa :)

      Volte sempre!

      Excluir
  6. Olá! Agradecemos a visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. E é disso pra coisas cada vez mais modernas... Adoro tecnologia!
    Beijos
    http://xepadosbofes.blogspot.com.br/2015/01/trend-alert-flash-tattoos.html

    ResponderExcluir